13/09/2025

Perfeccionismo


Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. Regressamos a vida em Setembro e muitas vezes vem também o perfeccionismo. Que é o tema que vos escrevo hoje.

Mas antes de vos escrever o que pretendo. Tenho que fazer uma declaração de interesses. 

Então é o seguinte: Eu sou uma pessoa que busca a perfeição. Sim sou perfeccionista e tenho vindo a trabalhar para não ser perfeccionista.

A mim a busca pela perfeição tende a paralisar. Se não for para ficar conforme eu imagino ou idealizo. Então eu não faço. O que é bastante problemático. Sendo algo que eu tenho vindo a trabalhar para não "sofrer" tanto.

Há muitas pessoas que buscam a perfeição. 

Mas malta: 

Não existe a perfeição. 

Ninguém é perfeito.

Andamos a "sofrer" sem necessidade. Sim eu digo andamos pois como já referi. Eu padeço deste mal que é a perfeição e o perfeccionismo. Esta publicação tem como principal objectivo ser mais uma forma e também um compromisso para eu não ser tão perfeccionista.

Como referi não existe a perfeição e ninguém é perfeito. No entanto. Andamos a procura do quê ao certo? No fundo queremos fazer bem as coisas e se possível logo a primeira.

Mas há várias formas e níveis de perfeccionismo. Assim como não há a necessidade de queremos fazer tudo ou ter tudo bem logo a primeira. A arte é a prova de que podem correr coisas bem à primeira. Mas que a maioria é com muito trabalho que demora o seu tempo.

Isto de ser perfeccionista é um pau de dois bicos. Pois sabemos dos prós e contras da perfeição. Mas mesmo assim pode nos paralisar e impedir de fazer algo.

O importante é fazer algo por nós. Pode não ser perfeito a primeira. Mas podemos começar e depois ir indo melhorar.

É como este espaço online. É perfeito? Não. Mas posso sempre que publico por aqui ir melhorando. Pouco a pouco e é isso que faço. Mas não é fácil tomar a decisão de começar e não estar prefeito...

Sem comentários:

Enviar um comentário