19/07/2025

Think Week


Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. O tema que escolhi partilhar convosco e que escrevo hoje. Tem origem em Bill Gates e eu decidi testar nos últimos fins-de-semana de Junho e nos primeiros fins-de-semana do mês de Julho. Esta é a principal e única razão para não ter havido publicações aqui no blog.

Think Week é um conceito de uma semana tirada pelo Bill Gates para. Digamos que. Serve para alinhar a mente ao corpo. Isto muito resumindo. No fundo o que o Bill Gates faz é tirar uma semana e ir para a montanha para pensar em tudo menos no trabalho. Aproveitando este tempo para pensar e fazer coisas que no dia-a-dia nem sempre é possível. 

Apesar de considerar que o grande propósito desta semana off do Bill Gates é mesmo pensar na vida e assim conectar a mente com o corpo. Fazendo um balanço do ano e projectar o próximo ano. Ou os próximos tempos. Muito provavelmente até a próxima semana de pensar.

No meu caso eu usei para. Como já referi. Re-conectar a mente ao corpo.

Visto que nem todos os comuns mortais se podem dar ao luxo de tirar uma semana para se isolar para pensar. Adaptei as minhas circunstâncias e realidade. Neste sentido não fui para nenhum retiro. Ou seja. Não fui para a montanha. Fiquei em casa mesmo. E como disse adaptei aos fins-de-semana e assim fiz a minha versão da think week.

Então. Para inicio de conversa. Trago o meu plano para a minha think week:

  1. Dia I (28/Junho) - Descanso e Detox
  2. Dia II (29/Junho) - Auto-Conhecimento
  3. Dia III (5/Julho) - Área de Foco
  4. Dia IV (6/Julho) - Visão Geral do Ano
  5. Dia V (12/Julho) - Organizar e planear
  6. Dia VI (13/Julho) - Encerramento

Ora se o plano é este. O que é que eu fiz ao certo em cada dia? Vamos descobrir já em seguida. Sem perder mais tempo.

Dia I: Descanso e Detox - Ora como já puderam perceber foi um dia de descanso e detox de tecnologia. Passei o dia a descansar e com actividades de lazer analógicas.

Dia II: Auto-Conhecimento - Neste dia. Fiz alguns exercícios de auto-conhecimento. Fui fazendo um registo em género de diário. De como me sinto e penso no decorrer destes dias. Escrevi um carta para o meu eu do futuro. Esvaziei a mente ao listar tudo o que já fiz este ano e numa outra lista tudo o que preciso fazer ainda este ano. Resumi numa única palavra o ano até ao momento.

Dia III - Área de foco - No terceiro dia. Fiz uma espécie de radiografia do estado da nação. Que nada mais é do que o exercício da roda da vida. Onde vamos dando uma nota do nível de satisfação do momento a cada área da vida. Com base neste exercício escolhi uma área para dar foco e listei tudo o que gostaria de ter resolvido até ao fim do ano. Nessa área da vida escolhida para dar foco e sem descurar as outras áreas da vida listem um top 3 para cada área da vida que "sobra". Fiz ainda um top 5 de prioridades. Defini ainda os objectivos de curto médio e longo prazo para cada área vida. Aproveitei ainda para listar os meus papeis e responsabilidades para a área escolhida para dar foco.

Dia IV: Visão geral do ano - Neste dia tentei trazer as coisas do dia anterior mais para o palpável. Por isso analisei o ano. Onde tentei "encaixar" as coisas pelo ano por meses. Escolhi ainda um lema para o ano.

Dia V: Organização e Planeamento - Este dia é um pouco a continuação do anterior. Ora se trouxe para os meses agora esta na hora de trazer para a semana e para o dia-a-dia. Para isso organizei e planei as informações todas nos seus devidos lugares.

Dia VI: Encerramento - Ultimo dia desta jornada... Neste dia decidi rever tudo o que vivi nesta think week. Aproveitei para me reunir com o meu concílio da imaginação para fecharmos a bendita da think week.

Em síntese. Não foi uma boa data para fazer a think week. O meio do ano foi assim uma data a melhorar numa próxima think week. É algo a melhorar numa próxima vez. Mas de resto faço um balanço bastante positivo.

Agora contem se já tinham ouvido falar deste conceito? Contem o que acharam e se pretendem testar...