16/08/2025

"O Método do Bullet Journal" de Ryder Carroll


Olá. Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. Lembram-se da publicação do meu plano de leitura de 2025 para o meu clube do livro Diário do Calhamaço? Pois bem chegou a luta de trazer a minha opinião sobre um livro que se encontra nessa lista: "O Método do Bullet Journal" de Ryder Carroll.

Na verdade é uma releitura que fiz deste livro. Foi uma excelente oportunidade reler este livro pois ando a rever o meu processo de organização.

O livro é sobre o método do Bullet Journal. Sendo escrito pelo próprio autor do método. O Ryder Carroll.

Considero que o livro é um manual de como utilizar e aplicar o método desenvolvido pela Ryder. Conta ainda com a historia de como surgiu este método e porquê. Ficamos a conhecer uma breve parte da história do seu criador.

Para mim o livro está devido em 3 grandes partes. São elas:

  • Parte I - Apresentação 
  • Parte II - O Sistema 
  • Parte II - A Prática

Na primeira parte temos a apresentação do método. De como surgiu e quem é o o seu criador.

Já na segunda parte a coisa vai ficar cada vez mais clara. Com isto. Quero dizer que o próprio autor vai nos explicar como é e como funciona o sistema.

Na última parte temos o sistema na prática. Acho que é bem claro estas três divisões que faço do livro.

O livro tem um mix de interessante de texto com exemplos práticos. O que faz com que o Ryder tenha uma escrita super fluida. Ou. Por outro ponto de vista. O livro podia ser perfeitamente um verdadeiro bullet Journal.

Existem vários conceitos que são deitados por terra quanto a maioria das pessoas pensa em bullet journal.

Mas também é verdade que o livro trás algumas ideias interessantes. Nomeadamente a relação entre o mundo analógico e o mundo tecnológico. 

Outras ideias interessantes e que destaco é sobre o acto de escrever à mão. Bem como a forma como usamos o bullet journal numa forma de os cadernos de bullet journal serem uma espécie de fascículos de uma enciclopédia da nossa vida.

Mas a grande lição. Se é que posso chamar assim. É sobre um beneficio que creio ser a grande vantagem do bullet journal. Que é viver o momento presente. Através do acto de escrever à mão. Esse é um acto que nos trás para aquele momento presente. É por isso que o bullet journal tem tanto sucesso: é feito a medida de cada um e não precisa de ser elaborado como se vê em alguns bullet journals.

No bullet journal não acaba a bateria e dá nos a oportunidade de sermos nós mesmos num simples caderno.

Esta publicação insere-se no projecto: