Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. O tema que vos trago hoje é uma moda das redes sociais. O currículo pessoal ou personal curriculum.
O currículo pessoal nada mais é do que um plano de estudos criado por si mesmo.
É um fenómeno que está a crescer nas redes sociais.
Ora para mim não é um conceito novo. A Thais Godinho. Criadora do blog e método Vida Organizada. Tem o principio do conceito que está por trás ao currículo pessoal e da qual ela chama de universidade pessoal. Muda o nome mas o princípio parecer-me ser o mesmo.
Mas este principio também está presente num projecto pessoal que é o meu clube do livro. O diário do calhamaço. Onde já tomei a liberdade de partilhar aqui no blog. Bem como já partilhei o meu plano de leitura para os próximos tempos. Onde podem consultar nesta publicação aqui. E onde já escrevi as minhas considerações e percepções sobre o um primeiro livro do meu plano de leitura aqui. Que no fundo foi uma releitura.
Bom. Independentemente do nome que se dá. Este é um conceito que está cada vez mais em voga e por consequência na moda.
Eu defendo que o saber não ocupa lugar. Onde estamos sempre a aprender e o acto de aprender é constante. Pode ser um acto em diferentes frentes. Não tem de ser em exclusivo o acto de leitura.
Para mim é importante não parar de aprender.
Portanto é o seguinte: se eu desisti de mim e pretendo resgatar-me atreves da minha essência é fundamental o auto-conhecimento. Que também já falhei sobre o assunto na publicação publicada aqui. Por isso considero que tudo é aprendizagem. Desde o conhecimento sobre nós mesmos até ao conhecimento geral.
Com isto quero dizer o seguinte. Devemos começar por aprender sobre nós mesmos. Para assim expandir o nosso conhecimento e horizontes. De nós para o mundo. O conhecimento vem de dentro para fora e é algo pessoal. As percepções que cada pessoa conclui são únicas.
Em síntese. As lições que cada pessoa aprende são importantes para o crescimento. A sua própria evolução depende das experiências. Sejam elas adquiridas por qualquer forma e meio do processo de aprendizagem.
