20/09/2025

Auto-Conhecimento


Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. O assunto de hoje. Como podem ver pelo titulo. Tem estado muito em voga. Pelo menos eu tenho essa percepção. O tema de hoje é o auto-conhecimento. 

Mas o que é esta historia do auto-conhecimento?

Eu tenho uma teoria sobre este tópico. O que pode ser um pouco polémico na nossa sociedade.

Mas então que teoria é esta que eu tenho?

Vivemos tempos de mudança no mundo tal como o conhecemos. Estamos. Digo eu. Em transição. Ou se preferir estamos em transito. Se o mundo esta a mudar. Parece-me lógico que nós Seres Humanos também a mudar. Ou adaptar ao novo mundo. 

Até aqui penso que estamos todos de acordo.

Mas a chave para a mudança do mundo e nossa. Está em nós mesmos. Então aqui é que começa a polémica. Tudo no mundo passa por nós. Ou melhor. Parte de cada um de nós. Ora não adianta querer ser o motor se nem sequer sabemos quem somos. É aqui que entra o auto-conhecimento. Na minha opinião.

Tudo começa em cada um de nós. Mas para ser assim eu tenho que me conhecer bem a mim. Depois a minha família. A sociedade e por fim o mundo. De forma muito simples é assim que funciona. Do meu ponto de vista.

Ora de que adianta querer mudar o mundo se eu não sei quais são as minhas qualidades? Os meus defeitos? Ou os meus limites?

Há várias formas de nos auto-conhecermos. Desde a astrologia até a psicanálise. Há varias coisas e formas. Que demoram uma vida inteira para chegarmos a alguma conclusão sobre nós. 

Não é fácil e rápido. Muito pelo contrario.

Mas está tudo bem. Vamos cada um a seu tempo. Sem comparações. Mas com o espírito aberto para nos aceitarmos. Tal como somos.

No meu caso. O meu auto-conhecimento segue três pilares. A astrologia. Consultas de psiquiatria e momentos de introspecção. Como a think week. Por exemplo.

Mas em que ponto estou no meu auto-conhecimento?

O que isso importa?

O que importa é irmos ao nosso ritmo com o espírito livre e aberto para me descobrir e encontrar comigo mesmo. Para estar em paz comigo. Só assim posso mudar o mundo. Mas primeiro mudo eu própria. Para depois passar para o ambiente que me rodeia. 

Ir um passo de cada vez é bem útil. Não há necessidade de dar um passo maior que a perna.

O Concílio da Imaginação também é útil. Útil no sentido de tentar pensar e agir como os nossos ídolos. Ou como as pessoas que se admira. 

Nada é obrigatório. Até porque não há um policia do auto-conhecimento que vai bater na tua porta e passar uma multa só porque não estas a fazer o que é o correto. Mas o que é o correto no processo do auto-conhecimento?

Cada Ser é único. O que faz com que cada processo de auto-conhecimento seja especial e único. Tal como vocês...

13/09/2025

Perfeccionismo


Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. Regressamos a vida em Setembro e muitas vezes vem também o perfeccionismo. Que é o tema que vos escrevo hoje.

Mas antes de vos escrever o que pretendo. Tenho que fazer uma declaração de interesses. 

Então é o seguinte: Eu sou uma pessoa que busca a perfeição. Sim sou perfeccionista e tenho vindo a trabalhar para não ser perfeccionista.

A mim a busca pela perfeição tende a paralisar. Se não for para ficar conforme eu imagino ou idealizo. Então eu não faço. O que é bastante problemático. Sendo algo que eu tenho vindo a trabalhar para não "sofrer" tanto.

Há muitas pessoas que buscam a perfeição. 

Mas malta: 

Não existe a perfeição. 

Ninguém é perfeito.

Andamos a "sofrer" sem necessidade. Sim eu digo andamos pois como já referi. Eu padeço deste mal que é a perfeição e o perfeccionismo. Esta publicação tem como principal objectivo ser mais uma forma e também um compromisso para eu não ser tão perfeccionista.

Como referi não existe a perfeição e ninguém é perfeito. No entanto. Andamos a procura do quê ao certo? No fundo queremos fazer bem as coisas e se possível logo a primeira.

Mas há várias formas e níveis de perfeccionismo. Assim como não há a necessidade de queremos fazer tudo ou ter tudo bem logo a primeira. A arte é a prova de que podem correr coisas bem à primeira. Mas que a maioria é com muito trabalho que demora o seu tempo.

Isto de ser perfeccionista é um pau de dois bicos. Pois sabemos dos prós e contras da perfeição. Mas mesmo assim pode nos paralisar e impedir de fazer algo.

O importante é fazer algo por nós. Pode não ser perfeito a primeira. Mas podemos começar e depois ir indo melhorar.

É como este espaço online. É perfeito? Não. Mas posso sempre que publico por aqui ir melhorando. Pouco a pouco e é isso que faço. Mas não é fácil tomar a decisão de começar e não estar prefeito...

06/09/2025

Regresso


Olá. Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. Mês de Setembro significa regresso e é esse tema que vos escrevo hoje. Após um mês fora dos eixos. Chega Setembro e com ele o regresso a tudo o que ficou pendurado no fim de Julho.

Apesar de por aqui. No blog. Ter estado com as publicações em dia. Agosto é o mês de férias e Setembro é o mês do regresso. Regresso a vida e as rotinas.

E aquelas pessoas que necessitam férias das férias?

E aquelas pessoas que nem nas férias conseguem desligar?

É complicado lidar com isto. Eu sou a pessoa que não consegue desligar a 100% e que preciso férias das férias. A causa principal que eu encontro para não conseguir desligar a 100% e necessitar de férias das férias é a minha mente. A minha mente é. Como qualquer Ser Humano. Complexa.

A verdade é que eu não sei se é a ansiedade que toma conta de mim. A verdade é que nos primeiros 3 dias eu até consigo desfrutar das férias. Mas depois... acabou-se o sossego. O pior é que eu não consigo encontrar uma causa.

Mas como tudo na vida. Há um período de adaptação. Mas essa adaptação no regresso tem de ser rápido pois a vida continua.

A realidade é esta. Nua e crua. A vida não tira férias. Viver o presente é necessário...

Pode parecer uma frase feita. Mas é verdade. Viver um dia de cada vez. É o meu lema. Ainda não estou a viver um dia de cada vez. Mas estou no processo. O processo é um caminho longo que eu estou a percorrer. O importante é ir no meu ritmo. Sem cobrar e sem comparação. Pois um dia vou chegar lá. Não importa o tempo que vou demorar. O importante é chegar lá...