Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por: Pinto do Nascimento Dias. O tema que trago pode ser um pouco surpreendente e inesperado. Mas é algo que muito me tem interessado nos últimos tempos. Bonsai. Sou oficialmente "mãe" de um bonsai. Que loucura!
Vamos então do início!
Este é um tema que me tem interessado desde a pandemia. Sempre me fascinou coisas pequenas. Como por exemplo ir de viagem com uma mala pequena. Acho super chique quem viaja com uma única mal e ainda por cima pequena. No fundo tudo o que é pequeno me encanta. Talvez por que eu sou pequena. Tenho 1,54m e como os antigos dizem: "Tudo o que é pequeno tem graça.".
Mas vamos ao tema que nos trouxe aqui hoje: bonsai.
O que é um bonsai?
Um bonsai é uma uma arte japonesa para uma planta ornamental cultivada num pequeno vaso. Isto segundo métodos que limitam e impedem o crescimento mas que garantem a manutenção das suas proporções e características que incluem métodos e técnicas de poda e rega. A palavra bonsai é uma palavra japonesa que significa tabuleiro (bon) e árvore (sai).
Isto é em termos teóricos. Em termos práticos. Um bonsai é uma árvore pequena que tem uma técnica especifica de rega e poda. No fundo é uma arte.
Apesar de ser um tema que me interessa há já algum tempo. Além das tentativas de criar um bonsai de origem terem falhado. É um assunto cujo o tema se tem mantido no meu radar.
Ora no último Sábado. Uma prima minha lembrou-se de mim. Pois uma amiga desta minha prima. Tinha num vaso um pequeno bonsai. Mas como estava a mudar-se e na casa nova não tinha muito espaço e também não sabia como tratar do bonsai. Deu o vaso a minha prima que lhe falou de mim. Nestes sentido. Fiquei com um bonsai nas mãos. Sem nem saber bem a espécie e o que fazer agora.
Então e agora?
Agora. Como qualquer mãe que recebe um rebento sem manual de instruções. É criar na esperança de estar a fazer um trabalho digno.
A espécie que tenho é uma figueira-asiática. Segundo o chat GPT. Que também me deu dicas de como cuidar. Vamos agora ver se estou a altura deste desafio.

Sem comentários:
Enviar um comentário