30/08/2025

O Dia do Blog


Olá. Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. O tema de hoje é uma antecipação do dia de amanhã. Amanhã vamos celebrar o dia do blog.

O dia do blog é celebrado no dia 31/08. A data é escolhida pela simples razão de que a data 31/08 é parecida com a palavra blog.

Já tive vários blogs antes deste. O blog fascina-me. É uma plataforma muito interessante. Do meu ponto de vista. Sobretudo a onda old school. Hoje em dia tudo é comercial. Mas na origem dos blogs. A tal onda old school. Eram de diários pessoais ou temáticos. Que mal se sabia se alguém estava a ler. Depois foi evoluindo até aos dias de hoje.

Hoje há outras plataformas e mais informação. A dita evolução. Que levou ao quase esquecimento dos blogs. Mas é como disse há outras plataformas...

Para mim o encanto do blog é uma pouco a fuga do que acontece hoje. Um dos meus principais objectivos com o blog é ser eu mesma. Nem tudo é conteúdo. Nem tudo é uma questão que vai gerar vendas. Acredito que ainda é possível ter um espaço online onde podemos ser nós mesmos. Sem a pressão de gerar conteúdo e de vendar alguma coisa.

Criar conteúdo. Vender alguma coisa. É tudo legítimo e possível. Mas não é o meu foco e está tudo certo!

Na internet cabemos todos...

Atrevo-me a dizer que na internet não somos deslocados...


Feliz dia do blog a todos os que. De alguma maneira. Fazem parte deste mundo dentro do universo que é a internet.

23/08/2025

Férias


Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. Estamos em Agosto. O que significa que o país está de férias. Não é bem o país. Mas acho que perceberam.

Ora se há alguma coisa que me provoca alguma urticária é ter férias em Agosto. 

Não aprecio!

Eu sou uma pessoa que por natureza não gosto de seguir o que a maioria das pessoas gosta ou pensa. Quando eu vejo que há muitas pessoas a irem na mesma direcção. Como por exemplo irem para a direita. Eu vou para a esquerda.

No entanto. Aqui no assunto das férias. Eu sou obrigada a tirar férias em Agosto pois a empresa onde trabalho fecha duas semanas. É lógico que fico com mais duas semanas para tirar quando quiser. Mas em Agosto é de dar uma urticária que nem imaginam.

Sei que há muitas pessoas que também não gostam muito. Mas principal razão para eu não gostar é porque todo o mundo tirar férias em Agosto. Apenas e simplesmente isto.

Mas ok. Não é assim uma razão muito aceitável...

Para vós pode não ser mas para mim é demasiado aceitável e até razoável.

Nem aqueles argumentos de que em Agosto é tudo mais caro servem. O que serve é que em Agosto é muita gente junta em muitos dos espaços públicos e não públicos. É o seguir a manada. Isso é o que me dá urticária. Eu só sou carneiro apenas no signo.

Há muito gente junta. Uma pessoa quer resolver algum assunto e não pode pois está tudo de férias. No fundo. É muita confusão para o meu sistema. Apenas isto...

16/08/2025

"O Método do Bullet Journal" de Ryder Carroll


Olá. Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. Lembram-se da publicação do meu plano de leitura de 2025 para o meu clube do livro Diário do Calhamaço? Pois bem chegou a luta de trazer a minha opinião sobre um livro que se encontra nessa lista: "O Método do Bullet Journal" de Ryder Carroll.

Na verdade é uma releitura que fiz deste livro. Foi uma excelente oportunidade reler este livro pois ando a rever o meu processo de organização.

O livro é sobre o método do Bullet Journal. Sendo escrito pelo próprio autor do método. O Ryder Carroll.

Considero que o livro é um manual de como utilizar e aplicar o método desenvolvido pela Ryder. Conta ainda com a historia de como surgiu este método e porquê. Ficamos a conhecer uma breve parte da história do seu criador.

Para mim o livro está devido em 3 grandes partes. São elas:

  • Parte I - Apresentação 
  • Parte II - O Sistema 
  • Parte II - A Prática

Na primeira parte temos a apresentação do método. De como surgiu e quem é o o seu criador.

Já na segunda parte a coisa vai ficar cada vez mais clara. Com isto. Quero dizer que o próprio autor vai nos explicar como é e como funciona o sistema.

Na última parte temos o sistema na prática. Acho que é bem claro estas três divisões que faço do livro.

O livro tem um mix de interessante de texto com exemplos práticos. O que faz com que o Ryder tenha uma escrita super fluida. Ou. Por outro ponto de vista. O livro podia ser perfeitamente um verdadeiro bullet Journal.

Existem vários conceitos que são deitados por terra quanto a maioria das pessoas pensa em bullet journal.

Mas também é verdade que o livro trás algumas ideias interessantes. Nomeadamente a relação entre o mundo analógico e o mundo tecnológico. 

Outras ideias interessantes e que destaco é sobre o acto de escrever à mão. Bem como a forma como usamos o bullet journal numa forma de os cadernos de bullet journal serem uma espécie de fascículos de uma enciclopédia da nossa vida.

Mas a grande lição. Se é que posso chamar assim. É sobre um beneficio que creio ser a grande vantagem do bullet journal. Que é viver o momento presente. Através do acto de escrever à mão. Esse é um acto que nos trás para aquele momento presente. É por isso que o bullet journal tem tanto sucesso: é feito a medida de cada um e não precisa de ser elaborado como se vê em alguns bullet journals.

No bullet journal não acaba a bateria e dá nos a oportunidade de sermos nós mesmos num simples caderno.

Esta publicação insere-se no projecto:

09/08/2025

Bonsai


Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por: Pinto do Nascimento Dias. O tema que trago pode ser um pouco surpreendente e inesperado. Mas é algo que muito me tem interessado nos últimos tempos. Bonsai. Sou oficialmente "mãe" de um bonsai. Que loucura!

Vamos então do início! 

Este é um tema que me tem interessado desde a pandemia. Sempre me fascinou coisas pequenas. Como por exemplo ir de viagem com uma mala pequena. Acho super chique quem viaja com uma única mal e ainda por cima pequena. No fundo tudo o que é pequeno me encanta. Talvez por que eu sou pequena. Tenho 1,54m e como os antigos dizem: "Tudo o que é pequeno tem graça.".

Mas vamos ao tema que nos trouxe aqui hoje: bonsai.

O que é um bonsai?

Um bonsai é uma uma arte japonesa para uma planta ornamental cultivada num pequeno vaso. Isto segundo métodos que limitam e impedem o crescimento mas que garantem a manutenção das suas proporções e características que incluem métodos e técnicas de poda e rega. A palavra bonsai é uma palavra japonesa que significa tabuleiro (bon) e árvore (sai). 

Isto é em termos teóricos. Em termos práticos. Um bonsai é uma árvore pequena que tem uma técnica especifica de rega e poda. No fundo é uma arte.

Apesar de ser um tema que me interessa há já algum tempo. Além das tentativas de criar um bonsai de origem terem falhado. É um assunto cujo o tema se tem mantido no meu radar. 

Ora no último Sábado. Uma prima minha lembrou-se de mim. Pois uma amiga desta minha prima. Tinha num vaso um pequeno bonsai. Mas como estava a mudar-se e na casa nova não tinha muito espaço e também não sabia como tratar do bonsai. Deu o vaso a minha prima que lhe falou de mim. Nestes sentido. Fiquei com um bonsai nas mãos. Sem nem saber bem a espécie e o que fazer agora.

Então e agora?

Agora. Como qualquer mãe que recebe um rebento sem manual de instruções. É criar na esperança de estar a fazer um trabalho digno. 

A espécie que tenho é uma figueira-asiática. Segundo o chat GPT. Que também me deu dicas de como cuidar. Vamos agora ver se estou a altura deste desafio.

02/08/2025

Pausar


Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por: Pinto do Nascimento Dias. Hoje é o segundo dia de Agosto. O mês das férias. Isto é o mote para fazer uma reflexão sobre o tema e sobre pausar.

Na verdade há já muita gente que está a entrar de férias. Hoje é o segundo dia de Agosto. Há já muita gente de férias. Eu pessoalmente não gosto muito das férias em Agosto. Pois há muita gente. Eu diria que todo o mundo está de férias em Agosto. Ou na primeira ou na segunda quinzena de Agosto.

Mas como a minha mãe diz: eu não sou todo o mundo. Então vejo-me obrigada a ir de férias pois a empresa fecha em Agosto. Bom ai passo a ser um comum mortal que tira férias em Agosto. Mesmo não gostando.

Apesar de não gostar de tirar férias em Agosto. Considero que é importante pausar e sair um pouco da rotina. É a isto que chamo de equilíbrio. Pois já passou meio ano e um mês. Estamos cansados fisicamente e e mentalmente. Por isso é necessário fazer uma pausa.

É lógico que nunca se consegue desligar totalmente. Mas é bom o foco principal ser outras actividades que nem sempre em tempo de trabalho/estudos são prioritárias. Por razões óbvias e que todos sabemos.

A chave é o ponto de equilíbrio que se consegue ter na maioria do tempo. É como a felicidade. Nos não somos felizes a tempo inteiro. Vamos tendo momentos de felicidade. Assim como o ponto de equilíbrio entre as actividades de que nos dão um certo gosto das que temos por obrigação.

Assim como a pausa na vida. É impossível dar uma pausa na vida. Mas é possível abrandar. Para podermos encontrar o nosso ponto de equilíbrio. Assim é a chave para o sucesso. O nosso sucesso.

A vida é como a água que segue o seu curso natural. Mas durante esse curso devemos aproveitar ao máximo o nosso caminho e a nossa jornada. 

Aproveitem as férias e este mês de Agosto para olharem para vocês mesmos. Para os que vos rodeia. Chegar a algumas conclusões é importante mas se não chegarem lá. Não há mal nenhum. A ideia é não pirar. Pois o que importa é continuar a jornada de cada um. Seguindo o o curso de água de cada uma pessoa. 

Pausar sem comparação.

Pausar sem julgamentos.

Pausar sem culpas.

Pausar com aceitação...