26/07/2025

Concílio da Imaginação


Olá. Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. Na ultima publicação falei do conceito da Think Week. Onde fiz referencia ao meu concílio da Imaginação. Neste sentido. Hoje venho apresentar os ilustres que fazem parte e que em momentos cruciais se sentam na minha mesa imaginária para debater assuntos importantes. Pelo menos para mim.

Ora neste espaço imaginário além de mim quem é que faz parte?

Vamos descobrir então quem são os quatros ilustres e eleitos que sentam-se comigo na minha. Como já disse. Mesa imaginária.

Ora bem quem compõem este espaço imaginário. Que além de mim como presidente da mesa estão mais 4 pessoas. 2 mulheres e 2 homens. Sendo que além de eu estar viva. Dos 4 ilustres personalidades que sentam na mesa 3 já faleceram e apenas 1 está viva.

Pois é. Então vamos lá conhecer os 4 ilustres:

Adele (1988)
Rainha Elizabeth II do Reino Unido (1926-2022)
Fernando Pessoa (1888-1935)
José Saramago (1922-2010)

Não há um critério muito definido para serem estas quatro personalidades as eleitas do meu concílio. Identifico-me com estes seres e isso é o suficiente para mim...  E vocês já pensaram nisto do concílio da imaginação? Quem fazia parte do vosso concílio?

19/07/2025

Think Week


Olá! Sejam muito bem-vindos A Sebenta por Pinto do Nascimento Dias. O tema que escolhi partilhar convosco e que escrevo hoje. Tem origem em Bill Gates e eu decidi testar nos últimos fins-de-semana de Junho e nos primeiros fins-de-semana do mês de Julho. Esta é a principal e única razão para não ter havido publicações aqui no blog.

Think Week é um conceito de uma semana tirada pelo Bill Gates para. Digamos que. Serve para alinhar a mente ao corpo. Isto muito resumindo. No fundo o que o Bill Gates faz é tirar uma semana e ir para a montanha para pensar em tudo menos no trabalho. Aproveitando este tempo para pensar e fazer coisas que no dia-a-dia nem sempre é possível. 

Apesar de considerar que o grande propósito desta semana off do Bill Gates é mesmo pensar na vida e assim conectar a mente com o corpo. Fazendo um balanço do ano e projectar o próximo ano. Ou os próximos tempos. Muito provavelmente até a próxima semana de pensar.

No meu caso eu usei para. Como já referi. Re-conectar a mente ao corpo.

Visto que nem todos os comuns mortais se podem dar ao luxo de tirar uma semana para se isolar para pensar. Adaptei as minhas circunstâncias e realidade. Neste sentido não fui para nenhum retiro. Ou seja. Não fui para a montanha. Fiquei em casa mesmo. E como disse adaptei aos fins-de-semana e assim fiz a minha versão da think week.

Então. Para inicio de conversa. Trago o meu plano para a minha think week:

  1. Dia I (28/Junho) - Descanso e Detox
  2. Dia II (29/Junho) - Auto-Conhecimento
  3. Dia III (5/Julho) - Área de Foco
  4. Dia IV (6/Julho) - Visão Geral do Ano
  5. Dia V (12/Julho) - Organizar e planear
  6. Dia VI (13/Julho) - Encerramento

Ora se o plano é este. O que é que eu fiz ao certo em cada dia? Vamos descobrir já em seguida. Sem perder mais tempo.

Dia I: Descanso e Detox - Ora como já puderam perceber foi um dia de descanso e detox de tecnologia. Passei o dia a descansar e com actividades de lazer analógicas.

Dia II: Auto-Conhecimento - Neste dia. Fiz alguns exercícios de auto-conhecimento. Fui fazendo um registo em género de diário. De como me sinto e penso no decorrer destes dias. Escrevi um carta para o meu eu do futuro. Esvaziei a mente ao listar tudo o que já fiz este ano e numa outra lista tudo o que preciso fazer ainda este ano. Resumi numa única palavra o ano até ao momento.

Dia III - Área de foco - No terceiro dia. Fiz uma espécie de radiografia do estado da nação. Que nada mais é do que o exercício da roda da vida. Onde vamos dando uma nota do nível de satisfação do momento a cada área da vida. Com base neste exercício escolhi uma área para dar foco e listei tudo o que gostaria de ter resolvido até ao fim do ano. Nessa área da vida escolhida para dar foco e sem descurar as outras áreas da vida listem um top 3 para cada área da vida que "sobra". Fiz ainda um top 5 de prioridades. Defini ainda os objectivos de curto médio e longo prazo para cada área vida. Aproveitei ainda para listar os meus papeis e responsabilidades para a área escolhida para dar foco.

Dia IV: Visão geral do ano - Neste dia tentei trazer as coisas do dia anterior mais para o palpável. Por isso analisei o ano. Onde tentei "encaixar" as coisas pelo ano por meses. Escolhi ainda um lema para o ano.

Dia V: Organização e Planeamento - Este dia é um pouco a continuação do anterior. Ora se trouxe para os meses agora esta na hora de trazer para a semana e para o dia-a-dia. Para isso organizei e planei as informações todas nos seus devidos lugares.

Dia VI: Encerramento - Ultimo dia desta jornada... Neste dia decidi rever tudo o que vivi nesta think week. Aproveitei para me reunir com o meu concílio da imaginação para fecharmos a bendita da think week.

Em síntese. Não foi uma boa data para fazer a think week. O meio do ano foi assim uma data a melhorar numa próxima think week. É algo a melhorar numa próxima vez. Mas de resto faço um balanço bastante positivo.

Agora contem se já tinham ouvido falar deste conceito? Contem o que acharam e se pretendem testar...